No primeiro dia da Semana do Meio Ambiente da Sulamerica, realizada pelo IPESA, aconteceu a Palestra “Mudanças Climáticas e Mecanismos de Desenvolvimento Limpo - Conceitos e Perspectivas para o Brasil e o Mundo”, ministrada pelo Geógrafo e Diretor Financeiro do IPESA, Alexandre Rodrigues.
Com uma hora de duração, a palestra teve início com a Analista de Sustentabilidade da Sulamerica, Aline Oliveira agradecendo a presença dos funcionários interessados e contando brevemente sobre as atividades que serão realizada durante essa semana, com palestras e oficinas, culminando com a vivência ecológica do sábado.
Foi apresentada a palestra e o palestrante do dia e distribuídas cadernetas com papéis reciclados e lápis feitos com jornais reutilizados, uma parceria da Sulamerica com uma empresa que realiza a coleta seletiva na unidade São Paulo e que gera créditos para confecção de brindes, como as ecobags e nécessaires sorteadas ao final, feitas com banners da Sulamerica não mais utilizados.
O palestrante então começou sua explanação, explicando conceitos como Aquecimento Global, Mudanças climáticas e Efeito Estufa, Mudanças/Oscilações de Temperaturas através dos Tempos, Períodos de Glaciações e Inter-glaciais e Aumento de Gases de Efeito Estufa pelo Homem.
Também foi citada as causas naturais dessas oscilações climáticas, como o Aumento da Irradiação Solar, Variação Orbital da Terra, Movimentação dos Continentes, os fenômenos La Niña e El Niño , Períodos Glaciais e Interglaciais e Vulcanismo . Foi explicado com maiores detalhes o que é o efeito estufa
As causas humanas (antrópicas) também foram comentadas: Queima de Combustíveis Fósseis, Mudança no Uso do Solo (Desmatamento), Criação de Gado.
O palestrante provocou: O que fazer? Mudar Hábitos? Desistir e deixar tudo como está? Ou adotar Mecanismos de Desenvolvimento Limpo (MDL)? Nesse último tema, passou pelos grandes marcos da luta ambiental, como a Conferência de Estocolmo em 1972 e a RIO 92. Também foi citado o Protocolo de Quioto, os Tipos de Projetos possíveis de se enquadrarem em MDL, Elegibilidade, Adicionalidade e Mercado de Carbono ( regular – Quioto – e voluntário).
Finalizou a palestra com algumas dicas que qualquer pessoa pode adotar para economizar energia e uma breve apresentação do IPESA, com suas três linhas de atuação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário