sexta-feira, 28 de outubro de 2011

MINI CURSO DE CONSTRUÇÃO DE MAQUETE - PARQUE RAPOSO TAVARES

Programa Redes Ecológicas - Projeto Circuito Ambiental Parque Raposo Tavares Convidam para o Mini Curso Construção de Maquete

Haverá processo de seleção, de acordo com a análise da ficha de inscrição.
As vagas serão confirmadas até o dia 31 de outubro. 

Programação detalhada:
3/11 - Apresentação do mini curso/caminhada no parque para reconhecimento da paisagem/base teórica de cartografia e transposição para o plano tridimensional
8/11 - Preparação da planta cartográfica/Construção do relevo
10/11 - Construção do relevo/Aplicação de massa de cobertura e superfície
17/11 - Aplicação de massa e lixa/Preparação dos materiais de representação da superfície
22/11 - Pintura/Representação da superfície
29/11 - Representação da superfície e finalização da maquete do Parque Raposo Tavares

Locais de inscrição: Administração do Parque Raposo Tavares e CRSANs
OU PELO EMAIL: circuitoambiental@ipesa.org.br

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

CIRCUITO AMBIENTAL PARQUE RAPOSO TAVARES

Em setembro a equipe do Projeto Circuito de Educação Ambiental do Parque Raposo Tavares (do programa Redes Ecológicas) realizou uma caminhada diagnóstica pelo entorno do parque, coletando dados sobre as condições ambientais e sociais da região e história dos bairros. 

Moradores da região contaram saudosos histórias relacionadas ao antigo lixão e da transformação do espaço em parque municipal.

Neste resgate, encontramos o documentário de 1975 de João Batista de Andrade, com imagens do antigo lixão na área que depois foi transformada em parque municipal. Imagens impressionantes de registro da história do lugar.
 
Link:http://www.curtadoc.tv/curta/index.php?id=462

terça-feira, 11 de outubro de 2011

QUINTAL COM ARTE - 08/10/2011

No dia 8 de outubro foi realizada no Bairro do Verava mais uma oficina do projeto “quintal com arte”, projeto do programa Redes Ecológicas do IPESA em parceria com o SPAVENTURA (www.spaventura.com.br).

Neste encontro reunimos crianças e adultos da comunidade do Verava para aprenderem a cantar, tocar e dançar cantigas de trabalho da cultura popular brasileira. Contamos com a participação especial do músico estudioso da cultura popular Carlos Caçapava. Após este primeiro momento, convidamos todos para preparar pigmentos a partir de elementos naturais como beterraba, urucum e carvão.  Os objetos utilizados durante as danças das cantigas de trabalho (peneira e pilão) foram ressignificados e utilizados para outros fins (macerar o carvão e o urucum, peneirar o sumo da beterraba.) 

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Disciplina de Conservação da Biodiversidade do Instituto de Biologia da USP faz parceria com o projeto CEDRUS

O projeto CEDRUS – Cooperação Educacional para o Desenvolvimento Rural Sustentável – realizado no Bairro do Verava, Ibiúna/SP, fechou uma parceria com os professores Jean Paul Metzger e Vânia Pivello, para que os alunos da disciplina Conservação da Biodiversidade, ministrada por eles, desenvolvam projetos de pesquisa que auxiliem com as atividades e projetos que estão sendo realizados pelo IPESA no bairro.
No dia 24 de agosto ocorreu a primeira atividade de campo do grupo. Neste momento a equipe do CEDRUS apresentou o bairro, os projetos em andamento e as principais demandas. 

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

AGROECOLOGIA EM REDE

O IPESA realizou o cadastro no Agroecologia em Rede, que é um sistema de informações sobre iniciativas em Agroecologia. Essa é uma ferramenta fundamental para a troca de experiencias entre instituições e também para conhecer outros projetos que vem desendo desenvolvidos no Brasil.
http://www.agroecologiaemrede.org.br/mapeo/index.php?c=1&f=consultar&tipofrm=instituicao&in_tipo%5B0%5D=102&ei_cidade_0=-9999&ei_cidade_1&ei_cidade&textoBusca&mostratabela=0&buscar=buscar
 

PROJETO QUINTAL COM ARTE - PROGRAMA REDES ECOLÓGICAS

Pintura com Pigmentos Naturais e Música das 14:00 as 17:00 no sábado dia 08 de Outubro.
Neste encontro vamos trabalhar com os ritmos do pilão enquanto preparamos as tintas com terra, carvão, sementes e seiva.
Para todos os interessados, crianças e adultos! Espaço Comunitário de Práticas Socioambientais do Verava (ECOs Verava) – Bairro do Verava - Ibiúna-SP
 

ELABORAÇÃO DO PLANO DE MANEJO APAS CAJAMAR, CABREÚVA E JUNDIAÍ (CCJ)

O IPESA é membro do Conselho Gestor das Áreas de Proteção Ambiental CCJ desde Fevereiro de 2011 e participou nos dias 29 e 30 de Setembro da elaboração do Zoneamento destas Unidades de Conservação.

O Plano de Manejo está em processo de elaboração participativa sob orientação da Fundação Florestal da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo. As oficinas são abertas ao público em geral, e visam incluir as opiniões dos participantes na análise técnica para definição dos limites e legislação relacionada a ser instituída.