quarta-feira, 29 de junho de 2011

CURSO: RITMOS ASTRONÔMICOS NA AGRICULTURA BIODINÂMICA - SEMEADOR DE ESTRELAS

Hoje em dia, com a maior parte das pessoas vivendo nas cidades, poucos ainda conhecem alguma constelação no céu. Mesmo no campo este antigo conhecimento do mundo dos astros e sua relação com a vida cotidiana e mais especificamente a agricultura, que as grandes civilizações do passado tinham, vem se perdendo. Em geral se mantém apenas a observação das fases da lua. O Objetivo destas aulas de astronomia é possibilitar que cada um consiga por si mesmo olhar para o céu e reconhecer alguns planetas e constelações e então a partir do fenômeno observado e conhecendo alguns princípios elementares poder fazer as relações com o desenvolvimento vegetal.

terça-feira, 28 de junho de 2011

SELO CO2 RECICLADO ESTÁ COM SITE NOVO


O Selo CO2 Reciclado é uma iniciativa do Programa Unidades de Conservação do IPESA, que neutraliza as emissões de carbono através do plantio que promove o reflorestamento em áreas degradadas, além da capacitação das comunidades ao entorno.

As áreas de plantio são selecionadas de forma a promover a conexão entre fragmentos florestais, criando corredores ecológicos importantes para a biodiversidade e a preservação dos recursos naturais.

Os plantios são realizados através da implantação de Sistemas Agroflorestais (SAFs) utilizando mudas de espécies nativas que são produzidas por agricultores familiares. O SAF é um modelo de plantio que promove a integração de espécies florestais com cultivos agrícolas.

Em conjunto com esse trabalho, também são desenvolvidas diversas atividades de capacitação em manejo de sementes e agroecologia, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento rural sustentável e a geração de renda da população rural.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

AVEMARE - Associação Vila Esperança de Materiais Recicláveis

Capacitação da Cooperativa AVEMARE (Santana de Parnaíba - SP)
Melhoria das condições de trabalho e de convívio social, aprimoramento dos processos administrativos internos, apoio à autonomia na gestão e promoção da expansão de coleta seletiva no município.

Fotos no link:
www.facebook.com/media/set/?set=a.186131388106745.57589.100001296556784&l=344b164e69

segunda-feira, 13 de junho de 2011

SEMANA DO MEIO AMBIENTE SULÁMERICA - DIA 09/06/2011


























A palestra “ Uso Racional Dos Recursos Naturais E Biodiversidade” foi ministrada pela Coordenadora do Projeto CO2 reciclado, do IPESA, Janaína Fragoso.
Mais de sessenta colaboradores da Sulamerica assistiram a palestra, que começou abordando o que são Recursos Naturais e alguns exemplos, como o solo, a água  e as plantas.
As possibilidade de geração de energia foram abordadas, tanto via fontes renováveis como não-renováveis. A forma como a sociedade explora e utiliza esses recursos não poderia deixar de ser exposta. Tanto as formas mais danosas como o manejo adequado dos recursos naturais.
Também foi mostrado o que é biodiversidade e a sua importância.

SEMANA DO MEIO AMBIENTE SULÁMERICA - DIA 07/06/2011


No segundo dia de atividades do IPESA na semana do meio ambiente da Sulamerica, além de exposição dos produtos IPESA – ecobags, camisetas e mel de Ibiúna - foi ministrada a palestra “ Análise do modo de produção, consumo e descarte da nossa sociedade - discussão de alternativas para caminhos mais sustentáveis” pela Coordenadora de Projetos do IPESA, Luciana Lopes.

A primeira pergunta feita foi: O que é lixo para você. 
Após retorno dos participantes, a palestrante mostrou as definições clássicas do que é lixo:
• Latim “lix” = cinzas.
• Material inútil, não mais necessário.
• Sujeira, imundície, resto.
• O que se “joga fora”, material descartado pela atividade humana.
• É aquilo cuja existência é nociva.
• Algo supérfluo, que precisa ser eliminado.

SEMANA DO MEIO AMBIENTE SULÁMERICA - DIA 06/06/2011

No primeiro dia da Semana do Meio Ambiente da Sulamerica, realizada pelo IPESA, aconteceu a Palestra “Mudanças Climáticas e Mecanismos de Desenvolvimento Limpo - Conceitos e Perspectivas para o Brasil e o Mundo”, ministrada pelo Geógrafo e Diretor Financeiro do IPESA, Alexandre Rodrigues.
Com uma hora de duração, a palestra teve início com a Analista de Sustentabilidade da Sulamerica, Aline Oliveira agradecendo a presença dos funcionários interessados e contando brevemente sobre as atividades que serão realizada durante essa semana, com palestras e oficinas, culminando com a vivência ecológica do sábado.